segunda-feira, 5 de setembro de 2011

"Nave espacial" chega a SP em exposição que fez sucesso do Rio

 
Instalação "Wave UFO", da artista japonesa Mariko Mori, que integra mostra no CCBB (centro de São Paulo)

A passagem da exposição pelo Rio de Janeiro foi um sucesso, atraindo mais de 300 mil visitantes, segundo seu curador, o arquiteto Nicola Goretti. Agora, as 18 toneladas de obras que compõem "Oneness", de Mariko Mori, chegam a São Paulo, no CCBB (centro da capital).

"Wave UFO" é a principal atração da mostra: uma espécie de nave espacial. Os visitantes são conectados por eletrodos à obra, que lê e traduz suas ondas cerebrais em figuras, que são projetadas no casco da nave.

Em 1994, Mori abandonou sua carreira de modelo para se dedicar à arte. Suas primeiras obras foram bastante autorrepresentativas, diz Goretti --talvez reflexo (ou continuação) de sua vida no mercado da moda.

Com o tempo, Mori deixou de lado a representação do homem para aludir à arquitetura, criando instalações.

Goretti diz que o público de São Paulo terá um interesse a mais de visitar a exposição, por conta das referências à cultura e à religiosidade japonesa. "Oneness" é um grupo de figuras feitas de "technogel" (material que fica entre o sólido e o líquido).

Essa mutabilidade dá o tom da obra de Mori, na qual o tradicional e o futurista, o humano e o inumano, são partes da mesma coisa.

Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário